Conteúdo digital: porque você deveria investir nisso?

Você não precisa ser nenhum amante da tecnologia para reconhecer que a internet promoveu uma revolução de fato. Basta olhar para os lados e não será difícil encontrar alguém com os olhos vidrados na tela de um smartphone, navegando na internet. Mas, e o que essa revolução tem a ver com o seu negócio? Eu começaria dizendo que tudo…

Não importa muito se você tem um negócio físico ou online. Seus clientes e todo o nicho de mercado que você pretende atingir esta exatamente assim: com os olhos vidrados na tela de um celular, navegando na internet. Porém eu sei, e você também já deve ter percebido que, esse imenso número de potenciais clientes não esta conectado à internet com o único objetivo de fazer compras. Podemos dizer até, que muitos consumidores ainda possuem restrições com compras online, devido à falta de confiança e a possibilidade de fraude. Não foram apenas os filtros do Instagram que nos ensinaram isso: na internet é possível construir uma cenário bem distante da realidade.

Resultados dependem de relacionamento

Boa parte dos internautas que está conectado esta, de alguma maneira, se relacionando. Por isso, se seu negócio ainda não conta com um canal que viabilize o relacionamento, saiba que você está desperdiçando um enorme potencial para engajar e atrair a sua clientela.

Mas como construir um canal de relacionamentos online e como vender meus produtos e serviços através dele? Bom, eu já te adianto que se você tentar fazer isso daquela velha forma, enfatizando exageradamente a qualidade de seus produtos ou serviços e tentando empurrá-los aos seus clientes, você terá maiores chances de se tornar um chato, do que fechar uma venda.

A verdade é que ninguém mais quer pagar para consumir propaganda no pacote. Isso fez com que o Netflix venha transformando a indústria do áudio visual, por exemplo. E o velho sistema de mídia tradicional que alimentava os grandes canais, por meio da propaganda, esteja ruindo. Desde que os consumidores descobriram que eles podem sim consumir conteúdo sem ter que levar um anúncio junto, num sistema quase de “venda casada”, o senso crítico e a forma de se avaliar um produto ou serviço, mudou bastante. Se a sua empresa não consegue enxergar isso, talvez esteja na hora de rever alguns conceitos, especialmente se você esta em busca de resultados.

Seus consumidores hoje buscam relacionamento. Eles querem saber que seu produto efetivamente resolve o que eles precisam. Eles querem saber que a sua marca pensa como eles. Eles querem construir uma relação de confiança e respeito. Eles querem ser ajudados.

Por mais que você tenha investido milhões em qualidade e o seu produto conte com características únicas no mercado, boa parte dos seus consumidores não quer saber disso. Eles querem saber como o seu produto pode ajudá-los, o que é muito diferente.

Antigamente, boa parte das marcas se valia da técnica de supervalorizar o produto ou serviço, a partir das suas qualidades. Isso é o tipo de mecanismo que pode despertar a ânsia de consumir, mas não gera a confiança que tantos precisam para comprar algo, especialmente se falamos do universo online.

Todos tem um lugar ao sol

Com a internet também é verdade que o monopólio que as grandes empresas tinham, através do acesso aos meios de comunicação, acabou e o mercado vem se tornando muito mais diverso e acessível, já que qualquer empresa investindo muito menos pode conseguir visibilidade através da web.

Porém, ainda que o investimento seja menor, isso não significa que você pode dispensar as ferramentas exatas para atingir os seus objetivos. E, a verdade é que essas ferramentas não serão nada, se você não contar com um único e imprescindível detalhe chamado: conteúdo de qualidade.

Sim, somente através de conteúdo você consegue dar visibilidade, criar um bom relacionamento com seus clientes, atrair potenciais clientes, posicionar sua marca e ajudar seus clientes durante o processo de decisão de compra. Somente o conteúdo permite que você se aproxime dos seus clientes, sem que você se torne aquele chato que está em busca de vender tudo a todo tempo.

Criar conteúdo de qualidade, por sua vez, requer trabalho. E os resultados só vêm através do tempo, ou seja, na medida em que a relação que você constrói com os seus canais online promove confiança, autoridade e credibilidade.

Se antes as empresas se debruçavam imensamente sobre os seus produtos e serviços, buscando qualidades únicas que os diferenciavam no mercado, hoje boa parte das empresas quer entender seus consumidores, quer se aproximar deles garantindo que sejam fiéis a sua marca e também ao seu negócio.

No entanto, infelizmente vejo que muitas empresas, por mais que reconheçam a importância do marketing de conteúdo, ainda estão mais dispostas em investir em marketing do que em conteúdo, desvinculando as ferramentas das estratégias e, sem querer, desvalorizando a importância de um bom conteúdo.

Em outras palavras, vejo empresas investindo muito dinheiro em AdWords, preocupadíssimas com SEO, ROI e outras tantas métricas, porém não se sentem dispostas a investir em conteúdo de qualidade e acabam colocando qualquer coisa em seus canais online com o único objetivo de ver números, sem ter a dimensão de que números não indicam sempre resultados.

Conteúdo = palavras + estratégia

Um bom conteúdo passa pela avaliação do seu potencial cliente, adequando toda a sua comunicação a ele. Seu cliente precisa ser estudado a ponto de você produzir conteúdos que possam fisgá-lo quando ele estiver ali, como quem não quer nada, navegando a esmo na web. Sem isso, juro, pode investir todo o seu dinheiro em campanhas e posts patrocinados, que você, infelizmente, não terá resultados. Marketing de conteúdo não é apenas marketing e nem apenas conteúdo. É uma junção cuidadosa de ferramentas com conteúdo de qualidade visando atingir um resultado.

Não existem fórmulas mágicas quando tratamos de conteúdo. Cada empresa representa um mundo, cada nicho de mercado também. É preciso estudar o conteúdo ideal para atingir seu cliente e seguir testando as melhores estratégias. E sim, como todas as relações, vai levar algum tempo até que você comece a enxergar os primeiros resultados. Mas com certeza, esse investimento terá um altíssimo valor para o seu negócio.

E você? Já pensou em investir em marketing de conteúdo? Tem dúvidas sobre os benefícios que o conteúdo pode trazer para o seu negócio? Entre em contato e saiba mais!

 

2 comments

  1. “Somente através de conteúdo você consegue dar visibilidade, criar um bom relacionamento com seus clientes, atrair potenciais clientes, posicionar sua marca e ajudar seus clientes durante o processo de decisão de compra. Somente o conteúdo permite que você se aproxime dos seus clientes, sem que você se torne aquele chato que está em busca de vender tudo a todo tempo.”

    Perfeitas colocaçõesno post, Helga! Parabéns… Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *