Será que a sua empresa precisa de um blog?

Uma das perguntas que mais escuto quando um potencial cliente me procura e busca uma orientação sobre como atuar no meio digital é: “mas será mesmo que a minha empresa precisa de um blog?”. Para determinados tipos de negócios, contar com um blog parece não fazer muito sentido, não é mesmo? Além disso, o alcance e o impacto das redes sociais são tão expressivos hoje na web, que fica difícil escolher no que investir… Porém, o blog ainda apresenta algumas vantagens quando comparado às redes sociais e é sobre esses benefícios que quero falar no post de hoje.

Se você tem um negócio e se sente um pouco perdido na hora de escolher o melhor canal para chegar até seus clientes e parceiros, esse post contém algumas pistas que podem ajudar na sua decisão! 😉

Por que investir em um blog?

Quando comparamos um blog a outro canal em qualquer rede social, existem principalmente dois benefícios que fazem com que os blogs sejam um diferencial para qualquer negócio. Isso mesmo, eu escrevi QUALQUER NEGÓCIO! Trata-se do rankeamento e da construção de autoridade.

Ferramentas de busca

Primeiramente, os blogs permitem que o seu negócio seja mais facilmente encontrado pelas ferramentas de busca, já nas redes sociais esse encontro é um pouco mais complicado… Isso ocorre porque as ferramentas de busca, como o Google principalmente, reconhecem e premiam com posições melhores aqueles que geram um bom conteúdo e o atualizam com frequência. Já nas redes sociais, principalmente quando falamos do Facebook (que é a rede social mais utilizada), para que a sua página ganhe destaque é necessário investir em anúncios e impulsionamento. Somente assim você consegue uma maior visibilidade, mesmo tendo um bom número de curtidas na sua página.

Para se ter uma ideia, o Facebook, que conta hoje com mais de 1,5 bilhões de usuários, em 2012 começou a limitar o tráfego orgânico em 16% do total de fãs de uma página. Em 2014, uma análise apontou que apenas 6% dos usuários da página recebem suas postagens. Em outras palavras, para que você realmente apareça para seus clientes no Facebook é necessário que você invista $, caso contrário o tráfego orgânico é muito limitado para gerar impactos significativos para o seu negócio.

As demais redes como o Twitter e o Instagram possuem a mesma tendência do Facebook, limitando o tráfego através de logaritmos, para que a rede se torne rentável para seus administradores.

Mas você deve estar se questionando: “mas e o Google? Ele também não conta com destaques patrocinados, o tal do Google AdWords, por exemplo?”. Sim, isso é uma verdade. No entanto, os anúncios patrocinados concorrem da mesma forma com os conteúdos mais acessados. O que significa que se a sua empresa tem um bom blog, com um bom conteúdo e atualizações periódicas, a chance do seu blog alcançar boas colocações é bem grande, o que potencializa visibilidade, ou seja, as chances da sua empresa ser encontrada por clientes, potenciais clientes e parceiros.

Criar autoridade e se tornar uma referência

Por mais que as redes sociais também sejam um canal de conteúdo, elas possibilitam apenas que micro conteúdos sejam compartilhados. Assim, dificilmente um cliente reconhece nesses micro conteúdos aquilo que você realmente sabe sobre as suas necessidades. É difícil através das redes sociais mostrar conhecimento sobre um nicho de mercado, um tema ou mesmo uma questão relacionada à sua área de atuação.

Um blog é um canal completo onde é possível esclarecer dúvidas de clientes e mostrar de que forma seu produto ou serviço é capaz de ajudá-lo. Os blogs também servem para comentar sobre o mercado, falar sobre pesquisas ou notícias, publicar artigos educativos e informativos, enfim, é um espaço mais adequado para se aprofundar em um determinado tema demonstrando que você tem conhecimento e sabe do que está falando. Isso promove confiança e credibilidade, características que fazem toda diferença para qualquer negócio.

Outras vantagens de ter um blog

Além de possibilitar que a sua empresa seja mais facilmente encontrada pelos mecanismos de busca e ser um espaço online onde você pode criar autoridade e reconhecimento sobre seu negócio, os blogs também apresentam outras vantagens.

Trata-se de uma ferramenta de baixo custo e com resultados muito duradouros. Enquanto uma campanha qualquer tende a gerar efeitos somente enquanto está no ar, o conteúdo postado em um blog é permanente, o que significa que com as palavras chave certas e um conteúdo original você continua dando motivos para que as pessoas te achem, visitem seu blog e interajam com seu negócio.

Os blogs também são uma excelente ferramenta de relacionamento onde é possível incentivar comentários, perguntas e até feedbacks que podem trazer informações valiosas sobre os seus clientes e diretrizes certeiras sobre o seu negócio. Da mesma forma, os blogs oferecem diversas métricas que podem te mostrar como e porque seus clientes e potenciais clientes chegam até você. Esse tipo de informação é outro dado muito rico que pode multiplicar sua visibilidade se bem trabalhado.

A união faz a força

Pode ser que o blog não seja o canal responsável por fazer seu negócio estourar no meio digital. Gosto sempre de citar o exemplo da blogueira fitness Gabriela Pugliesi que, mesmo depois de muitos anos postando em seu blog, foi somente com o uso do Instagram que conseguiu notoriedade e passou a fazer do seu estilo de vida saudável, o seu próprio negócio.

Mesmo que Gabriela movimente milhares fãs com seu corpo sarado exposto no Instagram, ela ainda insiste em seu blog, onde oferece receitas e dicas, e até já publicou um livro.

Essa estratégia de investir em um canal de conteúdo mais robusto, obviamente, não é sem motivo. A verdade é que por mais impactante que as redes sociais possam ser, elas não são um território próprio e podem desaparecer a qualquer momento. Se você se lembra do finado Orkut pode acreditar que nenhuma rede, por mais usuários que tenha, é imortal.

Para quem quer produzir conteúdo de verdade, que seja capaz de trazer reconhecimento e autoridade para o seu negócio, contar com um blog é essencial. As redes sociais fazem um bom papel de indução de tráfego, sem dúvida, porém para promover resultados reais, o conteúdo de qualidade vinculado a um blog acaba gerando melhores resultados.

Por mais métricas, logaritmos e receitas que o marketing digital tenha, somente um fato parece ser quase inquestionável para diferentes tipos de negócio: o bom conteúdo prevalece.

E você? Já pensou em ter um blog para a sua empresa? Acha que não existe conteúdo capaz de atrair seus clientes? Entre em contato e saiba mais! Você pode se surpreender e trazer resultados incríveis para seu negócio!

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