Palavras-chave: que portas elas abrem?

São elas que te conectam ao seu público e abrem as portas para o seu conteúdo. Saiba a importância das palavras-chave e como encontrar a sua!

Imagine que você sabe muito sobre um determinado assunto e finalmente você conseguiu escrever AQUELE texto… Sim, aquele texto que você fica orgulhoso de ter escrito, sabe? Pois bem, não importa se você é um redator profissional ou um blogueiro, para fazer seu texto ser lido por quem realmente interessa, é preciso mais do que colocar uma linda mensagem na garrafa e lança-la na internet. É preciso contar com as palavras-chave.

Palavras-chave, para a redação web, são aquelas palavras digitadas nos buscadores que ajudam o internauta a encontrar determinado assunto na internet. Simplificando, são aquelas palavras que digitamos no Google e nos levam a uma relação de sites e blogs que possuem conteúdo sobre aquele determinado tema. Para que o leitor chegue até o seu conteúdo, as palavras-chave se encarregarão de fazer essa conexão.  Por isso é tão importante contar com elas para que seu conteúdo atraia tráfego e leads para o seu site ou blog.

Para encontrar a palavra-chave ideal para o seu texto, separamos algumas dicas que podem te ajudar!

Comece com a criatividade

Métricas são uma excelente forma de bloquear a criatividade de qualquer ser humano que queira escrever. Por isso, você nunca deve começar um texto se preocupando com a palavra-chave ideal. Diante de uma página em branco, deixe a sua criatividade fluir. Nesse primeiro momento, o que importa é fazer um texto interessante e que conte com uma leitura fácil e fluída. Diante do seu texto, busque sempre analisar se ele é capaz de responder às dúvidas do seu leitor. Pense se seu conteúdo é capaz de ajuda-lo de alguma maneira…

Quando um texto é “engessado” em palavras-chave ele tende a ficar chato e de difícil leitura. Um texto considerado enfadonho pelo leitor também não é um bom texto para os buscadores, por isso, preocupe-se sempre com o conteúdo propriamente.

Além do leitor chegar ao seu texto, é importante que ele o leia e fique por um tempo no seu site ou blog. Caso contrário, você também vai perdendo posições nos sites de busca.

Um post deve ter como foco sempre a persona a quem ele se destina e não as métricas. É preciso ter em mente que, um post que gere valor à persona, possui muito mais relevância aos buscadores do que um post simplesmente otimizado.

Encontrando a palavra-chave ideal

Depois de escrito o texto, é o momento de encontrar a palavra-chave ideal. Primeiro, é preciso ter em mente que a escolha da palavra-chave é a escolha de UMA palavra chave. Inserir inúmeras palavras-chave, além de prejudicar a clareza do texto, pode prejudicar, pois os buscadores reconhecem quando o conteúdo esta pretendendo atrair tráfego a qualquer custo e costumam penalizar textos assim.

Uma ferramenta bem bacana para ser utilizada é o “Planejador de Palavras-Chave” do Google Adwords. Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite que você encontre os termos mais buscados pelo público que você esta buscando atingir. Com essa ferramenta, é possível ter ideias sobre palavras chave, estatísticas sobre as palavras escolhidas e avaliar o potencial de cada palavra para o buscador.

Com o resultado das palavras-chave apontadas por essa ferramenta, escolha a sua com base naquelas que tiverem a média de pesquisas mensais mais altas e a concorrência mais baixa.

Insira a palavra-chave no título

O título é a primeira coisa que será analisada pelo seu leitor e também pelo buscador. Por isso, além de ser atraente para o leitor, é importante que ele conte já com a palavra-chave escolhida.

Outra dica é inserir a palavra-chave mais a esquerda possível. Por exemplo, supondo que a palavra chave do seu texto é “liderança”.

O primeiro título que você escolheu para o seu texto era “Saiba quais são as cinco ferramentas essenciais para liderança”. Para aperfeiçoá-lo a dica é “Liderança: conheça as cinco ferramentas essenciais”.

Além do título, deve-se buscar encaixar a palavra-chave logo no primeiro parágrafo, enfatizando assim o tema e o assunto a ser tratado. Desta forma, o leitor ao bater o olho já sabe sobre o seu texto.

Cuidado com as repetições

Em um primeiro momento, a tendência é ver sua palavra-chave em cada linha do seu texto. Porém, é preciso tomar um pouco de cuidado antes de sair escrevendo. Geralmente não se deve repetir a palavra-chave por mais de cinco vezes nos textos. Isso porque, os buscadores entendem isso como uma forma do autor tentar manipular o conteúdo para sabotar os mecanismos de buscas e atrair mais acessos orgânicos.

Link building inteligente

Link building é quando você anexa um link de uma outra página em uma palavra do seu texto.

Essa técnica, quando utilizada para linkar outros conteúdos do seu próprio blog ou site, ajuda o leitor a ficar mais tempo nele, melhorando assim a sua audiência.

Links de sites externos, por sua vez, ajudam a incrementar a sua autoridade, mostrando que você conhece e pesquisa sobre o assunto.

Sempre que for criar um link dentro do seu site ou blog, procure fazê-lo utilizando palavras-chave, pois isso ajuda a aproximar seu texto de outros dando maior valor na hora de ranqueá-lo.

Ao escrever, tenha em mente que as palavras-chave são a conexão do seu texto que leva a sua mensagem ao seu público. Por isso, não descuide delas.

Gostou desse post? Então deixe seu comentário e me conta mais sobre suas dúvidas sobre palavras-chave!

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