Quantas palavras você precisa para construir um bom post?

1500, 100, 250 palavras? Será que existe o tamanho perfeito para um post altamente eficiente no quesito “engajamento”?

Ahhh a internet e o seu mundo de informação! Quem nunca se encantou com a possibilidade que temos hoje de, apenas com alguns cliques, encontrar todo tipo de notícia, dado, referência ou o conhecimento que precisamos. Esse universo da informação abundante nos acostumou à rapidez dos cliques e a velocidade das frases curtas e certeiras.

Do outro lado da web, no entanto, estão inúmeros redatores e blogueiros concentrados em vencer essa “batalha do clique minuto”, escrevendo posts que realmente sejam capazes de prender o leitor, levar informação útil e conquistar o tão sonhado “engajamento” de parceiros e clientes.

Diante dessa premissa, o marketing digital faz, acontece e estuda, tentando achar a receita ideal para o “post perfeito”. No entanto, se você é como eu e não acredita em príncipe encantado, papai noel, emagrecimento relâmpago, dinheiro nascendo em árvores, vamos bater um papo sério aqui sobre essa  contenda do tamanho do seu post.

O que as aulas de redação do colégio não nos ensinaram

Eu sempre fui bem nas aulas de redação porque sempre gostei muito de escrever. Mas tinha aflição quando a professora me dizia que eu tinha que escrever um número determinado de páginas. Quantas vezes tive pesadelos com linhas em branco e folhas que não chegavam ao final. Desde pequenos fomos incentivados a “encher linguiça”, uma expressão que talvez tenha nos feito passar no vestibular, mas certamente não fez e não nos faz conquistar clientes.

Quando falamos de post, estamos diante de um caso onde tamanho não é documento. Mas qualidade é. Então, para ser um bom blogueiro ou redator, você deve se preocupar mais com a relevância das informações, ou seja, com o conteúdo propriamente, do que com o número de palavras que você precisa escrever.

É fato que, para muitos redatores, o job já chega com o número de palavras limitado. Por isso, escrever, escrever e escrever como se não tivesse amanhã não é uma boa estratégia. Por isso, o que vale é buscar sempre são bons argumentos e informações relevantes que caibam no seu quadrado de 500 a 700 palavras.

Estudos e números

É verdade também que a internet nos incentiva a buscar informações de forma rápida, por isso posts longos tendem a não serem os mais lidos. Mas isso pode variar muito, conforme o público o qual você direciona seus textos e a informação sobre a qual você escreve.

A Orbit Media Studios, que é uma referência em marketing digital, estudou diversos blogs e o tempo de permanência dos leitores diante dos posts, chegando à conclusão de que 1500 palavras é o máximo de um post.

Seth Godin, que é um dos grandes nomes do marketing online, escreve com apenas 250 palavras e é muito reconhecido por isso.

Seja lá qual for o número mágico, acho importante ter em mente que entre 250 e 1500 palavras é impossível escrever um romance e, se seu post já esta se tornando um, pare onde está, reveja sua estrutura e vamos dar uma bela enxugada nisso, ok?

Medindo o seu post ideal

Essa técnica eu li em outro blog para redatores e consiste em uma técnica baseada no Google Analytics. Você precisa estar cadastrado e avaliar os dados a partir dos relatórios fornecidos por essa ferramenta.

Ela se baseia no tempo médio que o seu leitor fica na sua página, considerando as páginas mais acessadas do seu blog. Você precisa de um tempo de, pelo menos,  3 meses para conseguir esse “espaço de amostra”. Pode ser uma métrica interessante e bastante individualizada, considerando o seu público, para chegar ao “seu número” ideal.

Seu post em voz alta

Essa técnica é minha, não tem qualquer cunho científico e não é atestada por nenhum guru do marketing digital. Mas eu a utilizo como blogueira e redatora e vem funcionando. Para saber se um post esta longo e cansativo eu costumo ler em voz alta. Além de me ajudar com a revisão já me dá o tom se o post esta longo demais ou cansativo. Recomendo!

E você? Tem técnicas, métricas ou fórmulas para o tamanho ideal de post? Compartilha com a gente!

4 comments

    • Pois é, Chico… Também acho que receita de bolo para tamanho de post não funciona muito. Escrever é o primeiro passo. Acho que a dica de ler em voz alta funciona bastante.

  1. Gostei muito do Artigo.
    =]
    (Vou listar as características que eu acredito serem as responsáveis por me causar uma boa impressão!!)
    [Não dou certeza porque acabei de ler, então ainda estou em uma fase inconsciente de apreciação e aprazibilidade!!]
    Foi um texto assertivo!!
    Não foi cansativo!!
    Relevante!!
    E senti que foi uma verdadeira conversa com o leitor, ao invés de um solilóquio narcisista, egocêntrico e ególatra!!
    Genial…!
    Quero ser assim quando eu crescer!!
    x)
    (Continuarei lendo religiosamente, para ter certeza de que não foi apenas sorte de principiante!! rs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *